POP UP

2015/16, 2014/15,
2013/14,
2012/13 e 2011/12

Projeto Escola Segura TIC – SeguraNet - Encontro Regional sobre Segurança Digital PDF Print E-mail
Friday, 07 April 2017 21:54

A Secretaria Regional de Educação, da Região Autónoma da Madeira, promoveu o Encontro Regional sobre Segurança Digital Marca a diferença, unidos por uma lnternet melhor, no dia 20 de fevereiro de 2017, no Auditório da Escola da APEL. Este evento, organizado pela Direção Regional da Educação (D.R.E.), teve como objetivo assinalar o Dia da lnternet mais Segura 2017 e contribuir para a promoção de uma utilização crítica e responsável das tecnologias. Direcionado a professores responsáveis pelas páginas web das escolas, outros professores, Diretores de Escola, membros dos Conselhos Executivos e coordenadores de projetos da responsabilidade da Secretaria Regional da Educação, o Encontro contou com a colaboração do projeto SeguraNet” da Direção-Geral da Educação/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (E.R.T.E.).

Projeto Escola Segura TIC – SeguraNet - Encontro Regional sobre Segurança Digital Projeto Escola Segura TIC – SeguraNet - Encontro Regional sobre Segurança Digital

Durante a Sessão de Abertura, o Exm.º Sr. Diretor Regional da Educação - Dr. Marco Gomes, alertou para os desafios que as escolas enfrentam, cada vez mais, na divulgação dos dados pessoais das crianças e onde se delimita essa divulgação e o direito das crianças à sua segurança e privacidade, no ambiente escolar e fora da escola. Do programa também constava a intervenção do Dr. Pedro Faria - Procurador da República - Área de Família e Menores, com a temática: Segurança Digital - Limites Legais.

De seguida, a Dra. Lígia Azevedo - Coordenadora do Programa SeguraNet, abordou a missão da SeguraNet enquadrada na E.R.T.E., as suas iniciativas e recursos face aos desafios colocados pelas escolas, e ao trabalho desenvolvido pelas escolas, reconhecendo o trabalho meritório realizado por algumas escolas da nossa Região.

Para finalizar as intervenções, foi realizada uma Apresentação de Boas Práticas, pelo trabalho realizado nas nossas escolas (Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares – Ribeira Brava e Escola Básica dos 2.o e 3.o Ciclos do Caniço – Santa Cruz), pelos coordenadores dos projetos Dr. Carlos Silva e Dr.ª Sónia César - Vencedores dos Desafios SeguraNet 2016) e realçados alguns aspetos importantes da temática em debate neste encontro.

No evento teve lugar a cerimónia de entrega de prémios às escolas vencedoras dos Desafios SeguraNet 2015/16 e as escolas que participam na iniciativa Selo de Segurança Digital. Deste modo, fomos uma das escolas vencedoras a nível nacional, ostentando com orgulho o galardão de Escola SeguraNet em todas as edições em que participaram as escolas da Região Autónoma da Madeira (cinco edições), sendo a única escola da região a participar e a vencer em todas as referidas edições. Foram ainda distribuídos recursos de sensibilização do projeto SeguraNet às Escolas presentes.

Aproveito para agradecer, publicamente, ao Exm.º Sr. Diretor Regional da Educação - Dr. Marco Gomes, pelo convite para ser orador nesta iniciativa e pelo reconhecimento no trabalho desenvolvido na nossa escola no âmbito deste projeto e a toda a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, em especial, à Coordenadora do Programa SeguraNet - Dr.ª Lígia Azevedo, por todo o apoio e elogios facultados à nossa escola ao longo destes anos. Para finalizar, o agradecimento aos docentes que têm participado nesta iniciativa e um agradecimento muito especial, aos nossos alunos, pois são eles os verdadeiros obreiros desta proeza.

Consulte o programa do encontro.

Fonte: SeguraNet
(http://www.seguranet.pt/pt/noticias/encontro-regional-sobre-seguranca-digital-na-madeira)

O Coordenador do Projeto

Carlos Silva